Quem sou eu

Minha foto
Licenciado em em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor de Geografia no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio no CEJVB. Pós graduado em Ciências Ambientais pela UESB.

SEJA BEM VINDO!!

Olá, você é o nosso grande parceiro!

ajude a montar este blog. faça perguntas, envie mensagens, curiosidades, reportagens, textos, imagens, vídeos, etc. Tudo sobre a Ciência Geográfica!!

um grande abraço!

2º ANO

2º ANO

65 comentários:

  1. OLÁ AS ATIVIDADES DO 2º ANO SERÃO POSTADAS AQUI!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é
      A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) é uma organização intergovernamental composta por 11 das 15 ex-repúblicas que formavam a União Soviética. Estes países possuem laços políticos, econômicos e militares.
      A Comunidade dos Estados Independentes é um bloco econômico?
      A CEI não é um bloco econômico, pois não há acordos e políticas comerciais comuns entre os países membros. Além de não haver integração econômica, não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países membros. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais.
      Importância
      A criação da CEI foi importante para a descentralização do poder na região, além de colaborar para a consolidação da democracia nas ex-repúblicas soviéticas.

      Criação
      A CEI foi criada em 8 de dezembro de 1991, pelo do acordo de Minsk. Foi instituída pelo Tratado de Alma-Ata, em 21 de dezembro de 1991, no Cazaquistão.
      A criação da CEI teve como um dos principais objetivos manter os laços e relações de cooperação entre os novos países que se tornaram independentes da União Soviética, porém com forte influência do país mais poderoso do bloco, a Rússia.
      Objetivos principais:
      - Estabelecer diálogos nas áreas econômica, política e militar entre os países da CEI;
      - Possibilitar a cooperação entre os países membros, principalmente em termos de democratização e prevenção ao crime;
      - Definição de política externa e de defesa comuns.
      Países membros:
      - Rússia
      - Belarus
      - Cazaquistão
      - Azerbaijão
      - Tadjiquistão
      - Armênia
      - Quirguistão
      - Uzbequistão
      - Moldávia
      - Ucrânia
      - Turcomenistão

      A área abrangida pela CEI é imensa : mais de 22 milhões de km²

      Excluir
  2. Olá alunos do 2 Ano! A postagem para esta atividade vai até terça-feira (27/03/2012) às 23h e 59 min.
    OBS. por favor ao final do comentário, digitar o nome, série e turma!!
    Faça um breve comentário sobre a Guerra Fria e a Ordem Mundial Bipolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A guerra Fria, foi a destruição da Europa durante a 2ª guerra que marcou o fim do poder que os continenes acumulava nos séculos anteriores. A economia Eroupéia estava desorganizadas pelos governantes dos países europeus foram obrigados a ter uma ordem mundial pela liderança nos Estados Unidos e União Soviética.
      Rilma Castro 2º 3

      Excluir
    2. Logo após a Segunda Guerra Mundial, os dois modelos econômicos: Capitalismo e Socialismo, liderados respectivamente por EUA E URSS se confrontaram na busca da ampliação de suas áreas de influencias. O território e o espaço geográfico eram o objetivo fundamental dessa disputa, originando assim a bipolarização do espaço mundial.
      Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a queda do Muro de Berlim em 1989 e reunificação das duas Alemanhas, essas superpotências entraram em conflito, porém se choques frontais, podendo-se afirmar que a disputa foi feita de forma “fria”, mostrando o caráter calculista dos passos que foram tomados por essas superpotências. A Guerra Fria como ficou conhecido esse período, logo não foi uma guerra com embate militar, ficando apenas na dimensão do campo ideológico. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
      Portanto, a década de 1990 marcou o fim da Guerra Fria e também da divisão do mundo em dois blocos ideológicos. O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultadas.
      Aluna: Elza Santos Castro
      2º ano – Turma: - 05 –

      Excluir
    3. A Guerra Fria ou Terceira Guerra Mundial.
      A Segunda Guerra Mundial mal termina quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. A peculiaridade da Guerra fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo eminente de Guerra Mundial.
      Terminada a Segunda Guerra Mundial os dois grandes vitoriosos, Estados Unidos e União Soviética, acirraram a disputa pela hegemonia mundial originando importantes acontecimentos e fortes tensões mundiais em quase toda metade do século XX.
      Após a Segunda Guerra Mundial o American Way of Life, voltou à tona estimulado pelo grande boom de consumo de produtos como automóvel, radio e televisor. A compra a credito era estimulada para satisfazer o consumismo instigado pelas novas maravilhas. Os Estados Unidos por sua vez se tornaram a principal liderança do mundo ocidental (capitalista). A guerra havia se convertido num bom negocio para os americanos, em 1947, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, declarou no congresso: “A política dos Estados Unidos será a de prestar apoio aos povos livres que resistem as tentativas de subjugamento por obras de minorias armas ou pressões do exterior.”
      De modo geral, os acontecimentos político-militares, entre 1947 e 1989, em todos os países do globo ocorreram no contexto da hegemonia das duas potencias. A interferência dos Estados Unidos e da União Soviética praticamente ocorria ao mesmo tempo, cada país apoiando um dos lados envolvidos.
      Aluna: Carla Reinaldo
      Turma: 5

      Excluir
    4. Guerra fria.
      A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

      É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

      Mundo bipolar.
      Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.
      POLLYANE 2 ANO TURMA 5

      Excluir
    5. Logo após a Segunda Guerra Mundial tem início a Guerra Fria. Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.

      Excluir
  3. A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte
    oposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e o capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até antagônicos.Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente político-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: os
    estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União
    Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

    NOME:MAYCON DOUGLAS OLIVEIRA SILVA
    SÉRIE:2'
    turma:1

    ResponderExcluir
  4. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    Nome: Marcos Fernando C. A. Lima
    Série: 2°
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  5. Mundo bipolar
    A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da
    Segunda Guerra Mundial até por volta de 1989-1991. Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte oposição entre o Leste e o Oeste, isto é, entre o "socialismo real" e o capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até antagônicos. Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente político-militar, comandava cada um desses campos ou "blocos": os Estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

    Guerra Fria
    O aspecto mais marcante da ordem geopolítica bipolar foi a chamada Guerra Fria. Ela constituiu simultaneamente numa disputa e numa convivência entre Estados Unidos e ex-União Soviética. Foi uma disputa tanto política-militar e econômica como diplomática cultura e ideológica. Outro elemento típico da bipolaridade e da Guerra Fria foram as duas principais alianças militares das duas últimas décadas, a OTAN (Tratado do Atlântico Norte 1949)e o PACTO de VARSÓVIA-1955. A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os caminhos dos povos somente a duas vias ou opções. Reprimiam-se as novas possibilidades que podiam ir além do socialismo e capitalismo. A Guerra Fria foi, assim, acompanhada por uma fantástica corrida armamentista. Da bomba atômica chegou-se à termonuclear. O mundo bipolar possuía uma ideologia, que consistia na supervalorização da oposição entre capitalismo e socialismo.

    Nome: Dayane Bonfim Aguiar
    Série: 2°
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  6. A Guerra Fria iniciou no final da 2ª guerra mundial,com o o conflito entre os Estados Unidos(capitalista) e a União Soviética(socialista). Recebeu este nome "Guerra Fria",por não haver combate físico direto.
    A ordem mundial bipolar durou 45 anos, e constituiu na "divisão do mundo" em capitalista e socialista, respectivamente comandados pelos EUA e URSS.

    ResponderExcluir
  7. Disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e URSS após a II Guerra Mundial. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência.
    Ela divide o mundo em dois blocos, com sistemas econômico e político opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos EUA, e o mundo comunista, encabeçado pela URSS. Provoca uma corrida armamentista que se estende por 40 anos e coloca o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.
    Após a II Guerra Mundial, os soviéticos controlam os países do Leste Europeu e os norte-americanos tentam manter o resto da Europa sob sua influência.
    Apoiado na Doutrina Truman – segundo a qual cabe aos EUA a defesa do mundo capitalista diante do avanço do comunismo –, o governo norte-americano presta ajuda militar e econômica aos países que se opõem à expansão comunista e auxilia a instalação de ditaduras militares na América Latina. O Plano Marshall, por exemplo, resulta na injeção de US$ 13 bilhões na Europa. A URSS adota uma política isolacionista, a chamada Cortina de Ferro. Ajudada pelo Exército Vermelho, transforma os governos do Leste Europeu em satélites de Moscou.
    Nos anos 50 e 60, a política norte-americana de contenção da expansão comunista leva à participação da nação na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnã. A Guerra Fria repercute na própria política interna dos EUA, com o chamado macarthismo, que desencadeia no país uma onda de perseguição a supostos simpatizantes comunistas.

    Nome: Isamara Brunna A. S.
    Serie: 2°ano turma 02

    ResponderExcluir
  8. Mundo Bipolar
    Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira. Após o conflito, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas anexou vários territórios, aperfeiçoou o desenvolvimento de armas nucleares, ampliou sua área de influência no leste europeu, além de possuir o maior exército do planeta. Os Estados Unidos, por sua vez, destinou créditos financeiros para a reestruturação dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, ampliou suas zonas de influência e cercou-se de tecnologia para produção de armas nucleares.

    Guerra fria
    Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até àdécada de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".
    nome:laisa santos costa
    turma:03 serie:02

    ResponderExcluir
  9. Patrícia Silva

    A Guerra Fria, percebe-se com muita clareza o desenvolvimento inglês e norte-americano na construção de um discurso que procurava mostra os perigos do expansionismo soviético. Apontava-separa a Europa Oriental com o exemplo mais palpável desse expansionismo, já que os soviéticos ocuparam aquela região e se recusaram a abandoná-la.
    A Guerra Fria foi um conflito "diferente" dos conflitos tradicionais, uma vez que os dois países envolvidos não se enfrentaram, do ponto de vista militar. Esse nova confronto, quando chegou à situação de envolvimento bélgico, sempre ocorreu em outros países. Todos sabiam que um confronto aberto envolvendo as duas potências colocaria um ponto final na História pois não haveria a menor possibilidade de alguém sobreviver a uma guerra nuclear.
    Foram longos anos de Guerra Fria, havendo o risco eminente de uma Terceira Guerra, com o provável uso de armas nucleares. E com o desmembramento da URSS pôr fim à Guerra Fria. E com a queda do muro de Berlim (1989-1990) marcou o início de uma nova era das relações internacionais.
    O Mundo Bipolar: terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, a situação política mundial iria conhecer novos rumos, em virtude do afastamento dos países europeus da condição de grandes potências,e, especialmente, do surgimento de duas superpotências: os EUA e a União Soviética.
    A política mundial dividida em dois blocos antagônicos:
    Bloco Capitalista - liderado pelo EUA;
    Bloco Socialista: liderado pelo URSS.
    Em 1947 foi criado o Plano Marshall pelos EUA, o objetivo era conter a expansão socialista na Europa.

    Aluna: Patrícia da Silva
    Turma: 5 Série: 2º ano

    ResponderExcluir
  10. Mundo bipolar
    Foi a ocasião em que duas potências mundiais estavam se destacando que foi o caso dos EUA - Estados Unidos apoiando o capitalismo e a URSS - União das Repúblicas Soviéticas.

    Guerra Fria
    Foi o conflito originado do mundo bipolar em que não ouve um combate físico mas sim ,político, econômico, ideológico,etc

    NOME: Diane Bomfim Santos
    SÉRIE: 2º ENSINO MÉDIO TURMA: 03 SALA: 06

    ResponderExcluir
  11. Logo que findou a Segunda Guerra Mundia teve o início da Guerra Fria, também chamada de Terceira Guerra Mundial. Esta guerra foi uma situação de conflitos entre os países comunistas, liderados pela União Soviética, e os capitalistas, comandados pelos Estados Unidos.
    A Guerra Fria consiste em um período do tempo em que a vontade de disputar pela batalha era totalmente conhecida. As duas superpotências aceitaram uma distribuição total das forças, ficando assim, a União Soviética dominando uma parte do globo e os Estados Unidos, ficando com a dominação do restante do mundo capitalista.
    Brenda Larissa, 2º ano 4.

    ResponderExcluir
  12. A destruição da Europa durante a Segunda Guerra marcou o fim do poder que o continente acumulara nos séculos anteriores.A economia europeia estava desorganizada e mergulhda no esforço de sua reconstrução.
    Incapazes de assegurarseu próprio destino,de articular um sistema de defesa e de restaurar sua economia sem ajudar externa, os governantes dos países europeus foram obrigados a enquadrar-se em uma nova ordem mundial, cuja liderança seria disputada pelas potências de fato vitoriosas na guerra: os Estados Unidos e a União Soviética

    A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os caminhos dos povos somente a duas vias ou opções. Reprimiam-se as novas possibilidades que podiam ir além do socialismo e capitalismo

    Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte oposição entre o Leste e o Oeste, isto é, entre o "socialismo real" e o capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até antagônicos.


    Nome:Fábia Caroline Lopes da Silva
    Série: 2°
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  13. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos, defensores do capitalismo, e a União Soviética, defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    rafael souza machado
    2 ano
    turma 2

    ResponderExcluir
  14. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos, defensores do capitalismo, e a União Soviética, defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    Nome: Pedro Alves de Oliveira Neto
    Série: 2°
    Turma: 03

    ResponderExcluir
  15. um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

    A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da
    Segunda Guerra Mundial até por volta de 1989-91
    · Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte
    oposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e o
    capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até
    antagônicos.
    · Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente
    político-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: os
    estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União
    Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

    ResponderExcluir
  16. Guerra Fria, um processo que marcou as relações internacionais ao longo da segunda metade do século 20 e significou a bipolarização do mundo
    A ordem mundial bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final daSegunda Guerra Mundial até por volta de 1989-91• Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forteoposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e ocapitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e atéantagônicos.• Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmentepolítico-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: osestados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-UniãoSoviética, no mundo dito socialista ou comunista.

    ResponderExcluir
  17. Guerra Fria, um processo que marcou as relações internacionais ao longo da segunda metade do século 20 e significou a bipolarização do mundo
    A ordem mundial bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final daSegunda Guerra Mundial até por volta de 1989-91• Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forteoposição entre o Leste e o Oeste, Isto é, entre o “socialismo real” e ocapitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e atéantagônicos.• Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmentepolítico-militar, comandavam cada um desses campos ou “blocos”: osestados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-UniãoSoviética, no mundo dito socialista ou comunista
    Karolyne Alves Pereira2ano1

    ResponderExcluir
  18. A guerra fria ocorreu apos o final da segunda guerra mundial. Foi o conflito político-ideológico no qual não houve combate físico,entre os EUA(capitalista) e URSS(socialista).

    A ordem mundial bipolar durou cerca de 4 dêcadas,no qual constituio na divisão do mundo em dois polos:Capitalista e ocialista, que tinha como lideres EUA e URSS.

    ResponderExcluir
  19. Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos (capitalismo) e a União Soviética (socialismo), compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influencia.
    A Ordem Mundial Bipolar durou cerca de 45 anos onde apenas dois países tem controle de áreas como economia, poder bélico, podendo ser considerado assim, ate mesmo como Impérios , podendo ser um Ocidental e outro Oriental.


    Camilla Monteiro 2º''2''

    ResponderExcluir
  20. A Guerra Fria foi um confronto entre os EUA e URSS, que não houve confronto fisico. Iníciou no periodo do final da segunda Guerra Mndial.

    A ordem mundial bipolar foi a divisão do mundo em duas fases: Capitalista liderado pelo EUA,e socialista liderado pela URSS.

    ResponderExcluir
  21. a guerra fria foi um comflito economico,politico e ideologico causado pelo Estados Unido defenssores do capitalismo e Uniao soviética defenssores de socialismo essa guerra ficou denominada de "fria"porque nao houve combate fisico,aconteceu após a segunda guerra mundial que causou o fim do poder do continente europeu,assim a liderança seria disputadas pelas potencias vitoriosas EUA e URSS e começou a GUERRA FRIA.
    A ordem mundial bipolar marcada pela supremacia dos EUA(capitalismo) e da URSS(socialismo)definiu as relacoes internacionais essa ordem durou cerca de 45 anos e teve traços marcantes entre o Ocidente eo Oriente,tendo como lideres os Estados Unidos e União Soviética.

    Patrícia Cardoso 2"2"

    ResponderExcluir
  22. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.


    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência.

    nome: Mauricio Soares da Silva
    série: 2 ano
    turma: 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra fria.
      A guerra Fria foi uma guerra sem batalhas, uma guerra apenas de ameaças entre os Estados Unidos e a União Soviética, ou seja, uma guerra entre dois modos de produção o capitalismo (EUA) e o Socialismo (URSS), entre meados do final da 2ª guerra mundial.
      Como citado anteriormente em meu comentário à guerra não teve combate físico, por isso o termo “fria”, mas não foi por não ter tido destruição q não deixou de espalhar medo e pânico por todo o mundo, como os EUA e a URSS eram as duas maiores potencias da época todos temiam q alguém “apertasse um botão” e uma terceira guerra começasse.
      EUA e URSS travaram uma luta ideológica, política e econômica durante essa guerra. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético. Ou seja, se qualquer um dos lados recebesse apoio o outro iria intervir e “levar para o lado pessoal”.
      Mas a guerra acabou sem nada grave, eles selaram um acordo e tudo ficou resolvido, bem nem tudo já que pela Cuba ter apoiado socialismo os EUA até hoje fazem com que Cuba sofra um embargo econômico.

      Mundo bipolar.
      Um mundo bipolar Durante quatro décadas foi à ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeras Estadas abrigadas em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônica foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

      Aluno: Luan Lessa Ferreira
      Série: 2°
      Turma:III

      Excluir
    2. Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

      É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

      Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

      Aluna:Micaelly Neves
      Serie: 2°
      Turma III

      Excluir
  23. Guerra fria
    A guerra fria foi um conflito politico-ideologico e economico entre a União Soviética-Socialista e os Estados Unidos-Capitalista.
    Ambos os países possuiam um grande arcenal bélico porém não houve o conflito propriamente dito, apenas ameaças. Isso aconteceu no periodo após a segunda guerra mundial até 1989 coma queda da URSS.
    Mundo bipolar
    É a divisão de poder do mundo na Guerra Fria, entre as duas potências: Capitalista (EUA) e Comunista (URSS).

    ResponderExcluir
  24. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    Aluna: Kayanka Moreira
    Serie:2°
    Turma:I

    ResponderExcluir
  25. A Guerra Mundial ou Terceira Guerra Mundial se expandira pouco depois da Segunda Guerra Mundial. A humanidade viveu por décadas o medo do planejado suicídio da civilização. Essa Guerra foi peculiar, pois não existia perigo iminente de guerra foram a União Soviética e os Estados Unidos. Houve uma disputa entre os dois países, pois como a economia européia estava desorganizada e eram incapazes de restaurá-la sem ajuda externa, seus governantes foram obrigados a enquadrar-se em uma nova ordem mundial, onde a disputa pela liderança se desencadeou.
    A Ordem Mundial Bipolar foi caracterizada pela supremacia dos Estados Unidos ( capitalismo) e da União Soviética ( socialismo), definindo as relações internacionais e os principais conflitos mundiais, deste modo foi definido o destino de quase todos os países naquela época. Na década de 70, os países ( URSS e EUA ),apresentaram sintomas de crise. No mundo capitalista, destaca-se nos déficits orçamentários e balança comercial, ou seja, o dólar foi desvalorizado. No mundo socialista, acabou sofrendo por conta das industrias, pois não acompanhavam o mesmo ritmo do Desenvolvimento tecnológico dos outros setores- sobretudo os de bens de consumo. Havia em comum entre os mesmos o fato dos dois gastarem quantias enormes em armamentos e na construção de foguetes, naves e satélites espaciais. A tecnologia militar teve grande influencia nos Estados Unidos, pois houve mais de 3 mil novos produtos de consumo lançados na segunda metade do século XX, foram criados a partir de tecnologia desenvolvida, inicialmente,para produtos ligados à industria de guerra ou aeroespacial . Já a União Soviética não conseguiu aproveitar dessa mesma forma.

    Julia Emanuelly Barbosa Araujo
    2º - 01

    ResponderExcluir
  26. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo

    A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da Segunda Guelra Mundial até por volta de 1989-91. (Podemos tomar o ano de 1989 como marco se enfatizarmos as mudanças no Leste europeu e particularmente a queda do Muro de Berlim, uma espécie de símbolo da "cortina de ferro" que separava as duas Europas e os dois "blocos", o capitalista e o socialista
    Aluna: Cândida 2º
    Turma: 3

    ResponderExcluir
  27. Guerra Fria, um processo que marcou as relações internacionais ao longo da segunda metade do século 20 e significou a bipolarização do mundo
    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava


    Aluna:Milena Silva Rocha
    Serie:2°
    Turma:5 Turno:Vespertino

    ResponderExcluir
  28. GUERRA FRIA
    guerra fria foi um conflito politico ideológico entre os EUA e a URSS que ocorreu entre o final da segunda guerra mundial e a falencia da urss.
    A designaçao "fria" foi dada porque nao houve um conflito fisico entre as duas naçoes
    MUNDO BIPOLAR
    Durante 40 anos foi a ordem internacional marcada pela bipolaridade:duas potencias controlavam direta e indiretamente direita e esquerda,foi uma das caracteristicas marcantes da guerra fria já que foi feita uma divisao do mundo.
    joao gabriel alves moreira
    série;2 ano turma 1

    ResponderExcluir
  29. Guerra fria
    Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
    Mundo bipolar

    Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira.

    nome:mayara sampaio
    serie:2 turma:05

    ResponderExcluir
  30. A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética URSS, defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    a designaçao fria foi dada porque nao ouve um conflito fisico
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência
    Victor Hugo Rodrigues Ferreira,série:2 turma:2

    ResponderExcluir
  31. Guerra fria
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    Mundo bipolar
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo

    nome:Ailla Neves de Souza
    serie:02 turma:02

    ResponderExcluir
  32. A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, que se deu após a Segunda Guerra Mundial, até a evidente derrota da URSS com a Desintegração da União Soviética

    Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    Por isso foi chamado Bipolar, pois o mundo estava dividido em dois pólos bem definido: os Capitalistas e os Socialistas.
    Embora essa guerra não teve nenhum confronto bélico com as duas superpotências, as duas investiam pessado na corrida armamentista, como consequencias houve muitas revoluções, crises, tratados, engenharia nuclear, engenharia espacial e etc.

    Também originou na formação de dois pactos militares antagônicos à OTAN liderado pelos Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia liderado pela União Soviética.
    NOME: Maria Andressa Silva Teixeira
    SÉRIE: 2º
    TURMA: 2

    ResponderExcluir
  33. Guerra Fria : A Guerra Fria foi a designação atribuída ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991).

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial e por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    A queda do muro de Berlim, em 9 de Novembro de 1989, foi algo tão importante que hoje os historiadores consideram que estamos em uma nova era mundial, não mais na Comtemporânea, mostrando o imapacto da Guerra Fria.

    Mundo Bipolar -
    De 1945 a 1991, o mundo tornou-se bipolar, dividido entre os blocos capitalista e socialista. A crescente tensão entre eles e suas implicações no mundo caracterizaram a Guerra Fria.

    Nome: Ellen Silva Ramos
    Série: 2°
    Turma: 01

    ResponderExcluir
  34. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    thiago silva meira
    gostosão 38,50cm de braço
    2 ano
    turma 2

    ResponderExcluir
  35. A Guerra Fria ou Terceira Guerra Mundial.

    A Segunda Guerra Mundial mal termina quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. A peculiaridade da Guerra fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo eminente de Guerra Mundial.

    Terminada a Segunda Guerra Mundial os dois grandes vitoriosos, Estados Unidos e União Soviética, acirraram a disputa pela hegemonia mundial originando importantes acontecimentos e fortes tensões mundiais em quase toda metade do século XX.

    Após a Segunda Guerra Mundial o American Way of Life, voltou à tona estimulado pelo grande boom de consumo de produtos como automóvel, radio e televisor. A compra a credito era estimulada para satisfazer o consumismo instigado pelas novas maravilhas. Os Estados Unidos por sua vez se tornaram a principal liderança do mundo ocidental (capitalista). A guerra havia se convertido num bom negocio para os americanos, em 1947, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, declarou no congresso: “A política dos Estados Unidos será a de prestar apoio aos povos livres que resistem as tentativas de subjugamento por obras de minorias armas ou pressões do exterior.”

    De modo geral, os acontecimentos político-militares, entre 1947 e 1989, em todos os países do globo ocorreram no contexto da hegemonia das duas potencias. A interferência dos Estados Unidos e da União Soviética praticamente ocorria ao mesmo tempo, cada país apoiando um dos lados envolvidos.

    Aluna: Carla Reinaldo

    Turma: 5

    ResponderExcluir
  36. Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos Estados Unidos e União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavam lados opostos no confronto, disputando influência político-ideológica, mas também para mostrar o seu poder de fogo e reforçar as alianças regionais.
    Ordem Mundial é a forma de poder mundial. Até o final da Guerra Fria o mundo era dominado pela bipolaridade (EUA X URSS). Com o fim da Guerra Fria, na década de 1990, a Ordem deixou de se basear no equilíbrio de tais potências mundiais. Com o final do mundo bipolar, e sem o equilíbrio das duas potências o mundo passou por um período transitório de Desordem Mundial, em que estaria sendo gerada uma Nova Ordem Mundial.
    A Nova Ordem Mundial pode ser entendida como um mundo multipolar, surgindo interesses em várias partes do mundo, pelo processo de globalização e a tendência de formação de blocos econômicos regionais. Ao contrário da Ordem Mundial que prioriza o interesse político e bélico, a Nova Ordem se baseia no fator econômico, paralelo ao poder político e bélico, sugerindo uma realidade mais complexa.
    Aluna:Roberta Caires Pereira
    turma:3

    ResponderExcluir
  37. A Bipolarização do Mundo(Confronto Leste-Oeste)
    Com o final da 2 Guerra Mundial, o mundo ficou dividido em dois blocos antagônicos:
    Bloco Capitalista-Lideredo pelos EUA, já que a Europa ficou arrasada.
    Bloco Socialista-Liderado pela URSS.
    Dai bipolar, pois tem dois "pólos"

    Guerra Fria
    Foi na prática uma consequencia da bipolarização mundial.Foi um conflito político-ideológico entre os Estados Unidos defensores do Capitalismo, e a União Soviética defensora do Socialismo.Isso foi entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    No plano político-militar surgiram duas novas alianças, visando defender a unidade dos respectivos blocos liderados de um lado pelo EUA e de outro pela URSS.
    OTAN:(Organização do Tratado do Atlântico Norte)composta pela Europa capitalista, mais EUA e Canadá;
    Pacto de Varsóvia-Cmposto pelos países do Leste Europeu.
    Aluna:Maiara Cordeiro Pires;
    2 ano "04";Turno:Vespertino.

    ResponderExcluir
  38. Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.Ordem bipolar foi quando o mundo foi controlado pelas potencias Estados unidos em o capitalismo e Uniao sovietica no socialismo apos a segunda guerra mundial.Nela vencendo o capitalismo ou capital.
    Elis Pereir Silva
    2º4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra fria.
      A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. Mundo bipolar.
      Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

      Excluir
  39. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética. É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares.
    Mundo bipolar
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade, duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônica foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.
    Nome:Celso Aparecido Oliveira Cordeiro
    série:2
    Turma:4

    ResponderExcluir
  40. A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegeomonia política, econômica e militar no mundo.
    A União Soviética possuia um sistema socialista, baseado na econômia planificada, partido único(partido comunista ), igualdade social e falta de democracia.Já os estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão dos sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
    A ordem Internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o fim da segunda guerra mundial.Essa ordem Bipolar tinha como traço marcante, e essencial a forte oposição entre o Leste e o Oeste.Isto é, ente o "Socialismo real" e o capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até antagônicos.
    Aluna: Letícia Silva Santos
    Série:2º 04

    ResponderExcluir
  41. Guerra Fria
    A guerra fria foi um conflito político entre os Estados Unidos defensores do Capitalismo, e a União Sovietica defensora do Socialismo. Essa Guerra se deu entre o final da Segunda Guerra Mundial.
    Mundo Bipolar
    Um mundo bipolar durante quatro décadas foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas super potências controlava direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influências.
    É a divisão do poder do mundo da guerra fria entre duas potências: Capitalista (EUA); Comunista (URSS).
    Aluna: Milena Araújo Cordeiro
    Série: 2º 04

    ResponderExcluir
  42. Foi o mundo dividido em dois polos, o polo socialista e o polo capitalista, ou você estava com os EUA ou com os URSS, aí começou a guerra fria, que foi uma guerra sem contato físico conhecida como terceira guerra mundial,bom mas foi uma corrida tecnológica, quem ia primeiro a lua, no espaço, aí teve a questão da crise dos mísseis que foi Cuba uma base militar da URSS a poucos quilometros dos EUA...então é basicamente isso o mundo bipolar e a guerra fria

    aluno:Paulo victor
    Série:2ºano
    Turma:2

    ResponderExcluir
  43. Guerra fria.
    A guerra Fria foi uma guerra sem batalhas, uma guerra apenas de ameaças entre os Estados Unidos e a União Soviética,ou seja, uma guerra entre dois modos de produção o capitalismo (EUA) e o Socialismo (URSS), entre meados do final da 2ª guerra mundial.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA, defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    Mas a guerra acabou sem nada grave, eles selaram um acordo e tudo ficou resolvido, bem nem tudo já que pela Cuba ter apoiado socialismo os EUA até hoje fazem com que Cuba sofra um embargo econômico.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas foi à ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeras Estadas abrigadas em suas áreas de influência.É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições.
    A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônica foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.

    Aluno: Fernanda Aguiar
    Série: 2°
    Turma:4

    ResponderExcluir
  44. Guerra fria.
    A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Mundo bipolar.
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas, foi a ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeros Estados abrigados em suas áreas de influência. É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições. Mas sua autonomia ficava de certa forma, limitada pelo jogo estratégico da superpotência que o dominava. Faziam parte desse jogo, por exemplo, as manobras que Estados Unidos e União Soviética articulavam para manter o bloco unido e sob o seu comando, ou para conquista Estados que estavam do outro lado. A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônicas foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria.
    Aluno:Bruno cordeiro Mafra
    Serie:2° Turma:05

    ResponderExcluir
  45. Guerra Fria
    O aspecto mais marcante da ordem geopolítica bipolar foi a chamada Guerra Fria. Ela constituiu simultaneamente numa disputa e numa convivência entre Estados Unidos e ex-União Soviética. Foi uma disputa tanto política-militar e econômica como diplomática cultura e ideológica. Outro elemento típico da bipolaridade e da Guerra Fria foram as duas principais alianças militares das duas últimas décadas, a OTAN (Tratado do Atlântico Norte 1949)e o PACTO de VARSÓVIA-1955. A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os caminhos dos povos somente a duas vias ou opções. Reprimiam-se as novas possibilidades que podiam ir além do socialismo e capitalismo. A Guerra Fria foi, assim, acompanhada por uma fantástica corrida armamentista. Da bomba atômica chegou-se à termonuclear. O mundo bipolar possuía uma ideologia, que consistia na supervalorização da oposição entre capitalismo e socialismo.

    Mundo bipolar
    A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da
    Segunda Guerra Mundial até por volta de 1989-1991. Essa ordem bipolar tinha como traço marcante e essencial a forte oposição entre o Leste e o Oeste, isto é, entre o "socialismo real" e o capitalismo, considerados dois modelos societários alternativos e até antagônicos. Duas superpotências, com enorme poderio econômico e principalmente político-militar, comandava cada um desses campos ou "blocos": os Estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-União Soviética, no mundo dito socialista ou comunista.

    Isabella Marques 2° 1

    ResponderExcluir
  46. Guerra fria

    Foi um conflito entre os dois blocos: capitalista e socialista. Essa guerra se deu por causa da divisao em dois blocos opostos. Essa guerra nao chegou a ser armada, ela so ficou nas ameaças pelas ambas partes. Esse conflito aconteceu logo ao final da segunda guerra mindial, tambem foi chamada de terceira guerra mundial.

    O mundo bipolar

    A bipolarizaçao nada mais foi que a divisao do mundo em dois blocos: socialista e capitalista.
    Socialista- liderado pela Uniao Sovietica.
    Capitalista- liderado pelos Estados Unidos.

    Aluna: Maria Magnolia
    2° ano 4

    ResponderExcluir
  47. Capitalismo

    Capitalismo.O capitalismo é um sistema em que os meios de produção pertencem a uma propriedade privada no qual um único sistema define a maioria. O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento, como comércio, indústrias, fazendas e serviços produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. O capitalismo é um sistema que separa capital de trabalho com relações de dominação e exploração. Para que haja a dominação e exploração é necessário que o trabalho e o capital estejam separados, pois no momento em que a pessoa trabalha o que é dela, não existe capitalismo. O controle do mercado é realizado pela livre competição e concorrência, enquanto no sistema socialista, há o monopólio por parte do estado.

    Socialismo

    Socialismo.No sistema socialista, o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam sistema capitalista, pois os quais concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade, os socialistas defendem a ideia da nacionalização completa dos meios de produção ou seja distribuição e troca juntamente com o controle estatal do capital com uma economia de mercado. O socialismo é ainda adotado por alguns países, como Cuba, o qual levando em consideração a sua prática, o país se torna fechado e o povo não possui direito a democracia, e diferentemente do que se esperava os cidadãos não possuem qualidade de vida e nem dignidade. Desta forma, com o socialismo quem mais se beneficia é o governo e sua cúpula.

    Taise Aguiar
    2°ano 5

    ResponderExcluir
  48. O capitalismo e o socialismo são dois tipos diferentes de sistema político-econômico, sendo que antes da queda da União Soviética, havia o mundo bipolar que contava com duas potências mundiais, em que uma, a União Soviética representava a ideologia do socialismo, e a outra, Estado Unidos representava o capitalismo, ambos apoiados por outros países que se identificavam com os sistemas. O capitalismo tem como principal intuito acumular capital a partir do lucro. Já o socialismo tem base voltada para a socialização dos meios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. Assim, com estas definições básicas de cada sistema político-econômico apresentados, veja logo abaixo algumas diferenças entre o capitalismo e o socialismo:

    Islaine Ramos
    2°ano 5

    ResponderExcluir


  49. Capitalismo e Socialismo

    capitalismosocialismoO capitalismo e o socialismo aqui, estão representando os dois grandes polos que conflitaram no período de 1947 a 1991, ou seja, o tema abordado é a Guerra Fria. Esse evento aconteceu dois anos após a Segunda Guerra Mundial; porém, na Guerra Fria não houve conflitos diretos, exceto em alguns países como Vietnã, as Coreias e Afeganistão, onde foi palco de algumas guerras paralelas.

    Os dois regimes econômicos pelejavam, por um lado, o capitalismo com os Estados Unidos e por outro, a União Soviética e os demais países comunistas. O sistema econômico representado pelo país do Tio Sam visava o lucro. As propriedades privadas são detentoras dos meios de produção e distribuição e trabalham com a lei da oferta e procura.

    Graciene
    2°ano 5

    ResponderExcluir
  50. De acordo com os americanos, o capitalismo simbolizava a liberdade, uma vez que cada indivíduo poderia ser dono do próprio negócio, pagar seus funcionários e investir onde bem entendesse. O regime capitalista já tinha tomado suas proporções. Ele culminou no período das manifestações, revoluções como a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.

    O capitalismo gerava desigualdades sociais através da sua má distribuição de renda, o desemprego e outros fatores. Por outro lado, o socialismo visava uma economia voltada para o bem coletivo – diferente do individualismo do sistema econômico não planejado. No socialismo, a economia está em poder do Estado.

    A distribuição dos recursos de forma justa, executada pelo governo vigente, bem como a remuneração dada a cada trabalhador, segundo sua produção e qualidade do exercício formam algumas das características do sistema de economia planejada ou planificada. O capitalismo e o socialismo são totalmente opostos em seus ideias.

    A oposição entre as ideias dos dois sistemas econômicos-políticos acarretou na deposição do então czar (título do soberano da Rússia, nos tempos imperiais e pronuncia-se: tsar), Nicolau II, em 1917. O mundo tinha apenas o capitalismo como forma de economia, visto que esse havia sido criado após o feudalismo – erradicado no século XVIII, em 1789.

    As condições de vida, na Rússia, eram deploráveis e a população não tinha participação na política, uma vez que os chefes de estados eram os czares. Entretanto, baseado em ideias de Karl Marx, o povo se organizou e implantou o sistema socialista no país.

    Marilane
    2°ano 5

    ResponderExcluir
  51. No sistema socialista, o controle é realizado pelo estado administrando e distribuindo bens e é caracterizado pela igualdade para todos os cidadãos. Muitos socialistas criticam sistema capitalista, pois os quais concentram injustamente a riqueza e o poder nas mãos de poucos que controlam a sociedade, os socialistas defendem a ideia da nacionalização completa dos meios de produção ou seja distribuição e troca juntamente com o controle estatal do capital com uma economia de mercado. O socialismo é ainda adotado por alguns países, como Cuba, o qual levando em consideração a sua prática, o país se torna fechado e o povo não possui direito a democracia, e diferentemente do que se esperava os cidadãos não possuem qualidade de vida e nem dignidade. Desta forma, com o socialismo quem mais se beneficia é o governo e sua cúpula.

    O capitalismo e o socialismo se referem a conceitos opostos, contudo, em uma análise mais detalhada é possível constatar e considerá-los complementares, mesmo com suas grandes diferenças, já que o capitalismo está associado ao liberalismo, conta com uma justiça mais rígida e que enfatiza a igualdade independente do merecimento individual. Por este motivo, é comum encontrar defensores de conceitos socialistas e defensores de conceitos capitalistas na mesma sociedade. O socialismo se baseia no desejo de justiça e de liberdade, de forma inclusiva.

    Jucélia Marques
    2°ano 5

    ResponderExcluir
  52. O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

    O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.

    Geisa Eduardo
    2°ano 5

    ResponderExcluir
  53. (Guerra fria)
    Foi um conflito entre os dois blocos: capitalista e socialista. Essa guerra se deu por causa da divisao em dois blocos opostos. Essa guerra nao chegou a ser armada, ela so ficou nas ameaças pelas ambas partes. Esse conflito aconteceu logo ao final da segunda guerra mindial, tambem foi chamada de terceira guerra mundial.

    (Mundo bipolar).
    Um mundo bipolar Durante quatro décadas foi à ordem internacional marcada por uma bipolaridade: duas superpotências controlavam direta ou indiretamente inúmeras Estadas abrigadas em suas áreas de influência.É claro que cada Estado tinha seu governo e suas instituições.
    A bipolaridade, isto é, a divisão do mundo em dois pólos de poder antagônica foi uma das características mais marcantes da Guerra Fria

    Aluno;Lucas Barbosa-turma,3-serie,2º-TURNO,MATUTINO

    ResponderExcluir
  54. A Guerra Fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora do socialismo, que se deu após a Segunda Guerra Mundial, até a evidente derrota da URSS com a Desintegração da União Soviética

    Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algúm país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    Por isso foi chamado Bipolar, pois o mundo estava dividido em dois pólos bem definido: os Capitalistas e os Socialistas.
    Embora essa guerra não teve nenhum confronto bélico com as duas superpotências, as duas investiam pessado na corrida armamentista, como consequencias houve muitas revoluções, crises, tratados, engenharia nuclear, engenharia espacial e etc.

    Também originou na formação de dois pactos militares antagônicos à OTAN liderado pelos Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia liderado pela União Soviética.

    NOME: JAMILLE ALVES RÊGO
    SÉRIE: 2°
    TURMA: 2

    ResponderExcluir
  55. A GEOPOLITICA BIPOLAR MARCADA PELA SUPERMACIA DOS ESTADOS UNIDOS(CAPITALISMO)E A UNIAO SOVIETICA(SOCIALISMO), DEFINIU AS RELACOES INTERNACIONAIS E OS PRINCIPAIS CONFLITOS MUNDIAIS.
    A INTERFERENCIA DO ESTADOS UNIDOS E UNIAO SOVIETICA PRATICAMENTE OCORRIA AO MESMO TEMPO, CADA PAIS APOIANDO UM DOS LADOS ENVOLVIDOS.

    FRANCILEIDE CASTRO 2ANO TURMA 2

    ResponderExcluir
  56. Foi um período da história mundial, caracterizado pelas constantes ameaças de confronto entre as duas potências mundias que dividiam o mundo nesse período, de um lado os Estados Unidos, potência dominante do mundo capitalista, e do outro lado a União Soviética (URSS), potência dominante do mundo socialista. Denominado Guerra Fria, porque foi sempre um período só de ameças e tensão constante.
    Aluna:Joyce Oliveira Serie:2° Turma:03

    ResponderExcluir

ok