Quem sou eu

Minha foto
Licenciado em em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor de Geografia no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio no CEJVB. Pós graduado em Ciências Ambientais pela UESB.

SEJA BEM VINDO!!

Olá, você é o nosso grande parceiro!

ajude a montar este blog. faça perguntas, envie mensagens, curiosidades, reportagens, textos, imagens, vídeos, etc. Tudo sobre a Ciência Geográfica!!

um grande abraço!

sábado, 26 de maio de 2012

GREVE DOS PROFESSORES

Olá galera do BLOG, repasse por favor e vamos lotar a praça amanhã!!
ATENÇÃO:
Ato público dos Professores Estaduais de Livramento, Brumado e Rio de Contas, neste domingo 27/05/2012 às 8 horas na Praça Zezinho Tanajura (Praça do Colégio Estadual João Vilas Boas)!!
Todos os Professores, Alunos, Pais e Sociedade estão convidados a participarem deste ato em favor da Educação!!

domingo, 13 de maio de 2012

GREVE

BREVE HISTÓRICO DA GREVE (recortes)
A palavra greve tem também um percurso interessante. No início ela significava simplesmente um tipo de arbusto existente nas margens do rio Sena, em Paris. Em francês, grève. Num terreno contíguo a uma dessas margens, formou-se uma praça, que veio a ser designada como Place de Grève. A praça tornou-se um local onde se juntavam trabalhadores sem emprego em busca de alguma ocupação. Quando os parisienses precisavam de algum trabalhador, iam lá atrás dessa mão-de-obra. Daí surgiram expressões como "ir a greve" (aller en grève), "estar em greve" (être en grève) e outros correlatos, para designar o trabalhador que, sem trabalho, lá ficava de braços cruzados sem ter o que fazer.
Já era o século XIX e o movimento operário tinha surgido. Eram tempos duros, aqueles. Completamente desregulado, o capitalismo submetia os trabalhadores a uma exploração tão brutal que o revolucionário Engels, no livro A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, observou (bem antes de Gilberto Freyre, autor de idêntica observação...) que as condições de vida dos escravos nas Américas eram mais amenas do que aquelas dos assalariados europeus na época da revolução industrial. Nessas condições, vez por outra os trabalhadores cruzavam os braços e se recusavam a trabalhar, exigindo melhorias na sua condição. Recuperando o antigo termo, começou-se a dizer que eles estavam en grève... E foi assim que surgiu a greve.
Nesse tempo, cruzar os braços não era nenhum piquenique. A brutalidade dos patrões e da polícia não se fazia de rogada. Numa época em que o Estado não fazia nenhuma questão de desmentir a acusação marxista de ser o "comitê executivo da burguesia", a repressão se fazia de forma escancarada. Prisões, demissões, espancamentos, "listas negras", deportações - esse foi o lote de provações que o movimento operário nascente teve de enfrentar no duro trabalho de parto que foi o seu. Basta lembrar que só em 1884 uma lei francesa autorizou os trabalhadores a constituírem sindicatos. Antes disso, qualquer tentativa de organização da classe era considerada um atentado à "liberdade do trabalho", e, portanto duramente reprimida.

Fonte:Luciano Oliveira, professor da UFPE. (La Insignia)


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ato Público dos Professores

Olá galera, tudo bom?
Os professores da Rede Estadual de Ensino da Delegacia Sindical Rio de Contas – Sede Livramento, comunicam aos alunos, pais e sociedade em geral que realizarão neste sábado 12/05/2012 às 9h, Ato Público na Praça João Marques de Oliveira, com transmissão ao vivo pela Portal FM. Em tempo, convidam a todos para participarem deste evento e desde já agradecem a presença!!
Um grande abraço e até lá!!
Jerry Lima